SEJA BEM VINDO

15 de setembro de 2016

Benefícios da Prática regular da Corrida.



Treinar continuamente melhora em muitos aspectos nossa vida e alguns deles estão relacionados abaixo, lembrando que esses benefícios são cumulativos alguns deles levam cerca de dois anos para serem assimilados pelo organismo, não é somente uma corrida que irá te trazer esses benéficos, mais sim uma prática regular de pelo menos três vezes na semana por uma média de 45 a 60 minutos, e nunca se esquecer de procurar um profissional de educação física formado para prestar as orientações corretas.
 Resultado de imagem para corredores na natureza

A MENTE

Comecemos então com a mente que é muito beneficiada com a prática da corrida, correr exige uma decisão de começar algo novo aí já entra um grande benefício para a mente humana, fazer algo diferente do habitual, quando corremos dia após dia aprendemos a autodisciplina, a uma maior produção de endorfinas e serotoninas hormônios muito importante para o nosso bem estar geral, nossos nervos começam a transmitir os impulsos em uma maior velocidade tornando nosso raciocínio e habilidades motoras mais eficientes.

OS MÚSCULOS

Com a prática da corrida principalmente os músculos das pernas se tornam mais fortes e resistentes há um aumento da quantidade de  mitocôndrias que são as fábricas de fornecimento de energia muscular, a uma maior capacidade dos músculos armazenarem o glicogênio e tornar sua utilização mais eficiente. Há uma maior ramificação de pequenos vasos sanguíneos que levam desta forma mais oxigênio aos músculos.

O SANGUE

No sangue a um aumento no número de glóbulos vermelhos que junto com uma maior quantidade de hemoglobina transportam o oxigênio de forma mais eficiente pelo organismo. Aprendendo que todos os dias será necessário um aporte maior de sangue para a realização do exercício o organismo começa a direcionar uma maior quantidade de sangue para atividades de sobrevivência como o fluxo de sangue no celebro, diminuí-se a concentração de certos lipídios que são responsáveis por doenças do coração.

O CORAÇÃO

Torna-se mais eficiente no seu trabalho, o coração de um atleta treinado bate em repouso muito menos do que de uma pessoa sedentária o normal seria entre 60 a 80 batimentos por minuto (bpm), em pessoas sedentárias em repouso esse número chega a 100 bpm e em pessoas ativas esses números chegam a menos de 60 bpm já se foi registrado em atletas de alto rendimento 40bpm por minuto, ou seja, a uma economia muito grande durante toda uma vida. Exemplo em um ano com 80bpm o coração baterá 42.048.000 vezes, um atleta com 55 bpm o coração baterá 28.908.000 vezes, ou seja, uma diferença de 13.140.000 vezes no ano, mesmo se levarmos em conta as horas de treinos diários em frequência mais alta esse número ainda será muito grande. E esses batimentos em frequência alta ocasionado pelos treinos é que provocam outra mudança no coração que é o aumento do volume de ejeção que é a quantidade de sangue que o coração bombeia em cada contração, por esse motivo o coração de uma pessoa treinada bate menos vezes por minuto.

OS PULMÕES

Local onde o oxigênio inalado é recebido e distribuído para todo o organismo, com o treinamento diário a capacidade pulmonar de absorver oxigênio aumenta de cerca de 4 litros para 6 litros. O volume minuto é triplicado. Como mais ar significa mais oxigênio, as vantagens são óbvias.

OSSOS

Com o passar dos meses de treino o organismo aprende a direcionar uma maior quantidade de cálcio para os ossos e devido ao impacto da corrida esses se tornam mais fortes e resistentes, por esse motivo ao se iniciar na corrida deve-se ter um aumento bem gradual da quilometragem para que essa adaptação ocorra de forma gradual e segura sem riscos de lesões.

OUTROS BENEFÍCIOS
Resultado de imagem para corredores 
Maior gasto calórico.
Maior disposição para atividades do dia-dia.
Aumento do círculo social.
Maior capacidade de encarar novos desafios.
Maior perda de peso associado a uma dieta.
Melhora da qualidade do sono.
Trabalha a consciência corporal.
Estimula a libido.
Acelera o metabolismo.







Luciano Andrade 44 9938 1043
Clube 12 km / Maringá
F: 44 3023 3043





Nenhum comentário: