SEJA BEM VINDO

3 de junho de 2016

APLICAÇÃO DE TESTES E MELHORA DO RENDIMENTO NA CORRIDA

Todos nós sabemos que correr é ótimo em diversos aspectos, tanto físicos quanto psicológicos e uma das reflexões que sempre relato a meus alunos é até onde queremos e podemos chegar? Ter essa resposta é fundamental para atingir sua meta, e essa meta pode ser até algo impensável para o momento como um determinado tempo em uma prova ou uma ultra maratona o que vai definir isso é sua progressão durante anos de prática de corrida.
O que vemos hoje são pessoas correndo a esmo em todas as provas que aparecem pela frente e muitos acabam se lesionando por não seguirem treinos orientados com objetivos específicos de melhora de rendimento, pois se você quer correr por muito tempo e melhorar vai precisar saber oque faz nos seus treinos e uma dica que dou é correr é um esporte de evolução lenta, leva se muitos anos para que o corpo se adapte a ele e progrida. Acredito que avaliações constantes, foco no treino e conversas com o treinador é a melhor fórmula para o sucesso na corrida.
Concentração no esforço máximo.

TESTE PARA ESTABELECER A VAM ( VELOCIDADE AERÓBICA MÁXIMA).

A VAM, (VERDUGO,1997) nada mais é que um teste de campo onde se verifica a maior velocidade de transporte de oxigênio que seu organismo consegue manter ou seja ela é um método indireto para se saber o VO2 máx. Porém o que nos interessa nesse teste é estabelecer valores de corrida para cada tipo de treino realizado seja longos, Fartlek, intervalados, regenerativos, etc. Existem diversos testes utilizados para estabelecer a VAM o principal deles é o teste de Leger e Boucher  muito utilizado em concursos públicos que nos fornece esses dados para o treinamento outro que utilizamos também seria o teste de pista de 3 km. E como utilizar esses dados? Seguem três exemplos de dados obtidos em teste de pista de 3 km:

 Atleta 01 / 3km em 10:30 min. 3.30/km Ritmo para outras distâncias = 5 km 3.36/km, para 10 km 3.44/km, meia maratona 3.55/km e maratona 4.03/km

Atleta 02 / km em 12:00 min. 4.00/km Ritmo para outras distâncias = 5 km 4.07/km, para 10 km 4.16 /km, meia maratona 4.28/km e maratona 4.38/km.

Atleta 03 / 3 km em 15:00 min. 5.00/km Ritmo para outras distâncias = 5 km 5.09/km, para 10 km 5.21 /km, meia maratona 5.36/km e maratona 5.48/km.

Esses valores são um previsão que deve se levar em conta outros fatores, como treinamento específico para a prova, temperatura no dia do evento, tipo de percurso, ou seja temos sempre que avaliar os fatores externos que podem limitar nossa performance. 

Uma vez obtida a (VAM),  o professor Verdugo sugere, é uma questão de calcular os tantos por cento para que se possam estabelecer os níveis de intensidade de treino.

 Aeróbio extensivo = 65% da VAM (obtém-se pela formula Aer1=VAMx0,65) 
 Aeróbio médio = 75% da VAM (obtém-se pela formula Aer2=VAMx0,75) 
 Aeróbio intensivo = 85% da VAM (obtém-se pela formula Aer3=VAMx0,85) 
 Misto = 100% da VAM (obtém-se pela formula Misto=VAM) 
 Láctico extensivo = 115% da VAM (obtém-se pela formula Láctico 1=VAMx1,15) 
 Láctico intensivo = 130% da VAM (obtém-se pela formula Láctico 2=VAMx1,30) 

Através desse teste de pista também  podemos estabelecer outros valores como ritmo para potencializar a queima de gordura, estabelecer os ritmos ideias de treinos intervalados curtos e longos que se realizado dentro de parâmetros pré estabelecidos vão proporcionar aos praticantes de corrida uma maior evolução sem correr riscos grandes de se lesionar.

Você quer correr muito e por muitos anos? Claro que sim pois a superação de marcar e resultados é um dos fatores motivacionais que a corrida nos proporciona e fazer o correto para se atingir seu potencial depende exclusivamente da dedicação que você se impõe tanto no campo do treinamento, da nutrição e do descanso esses são os três pilares do rendimento saudável esportivo.

No Clube de Corrida 12 km estamos realizando estas avaliações com nossos alunos de forma mais consistentes para que os mesmo obtenham da corrida tudo oque ela pode proporcionar e estamos obtendo resultados expressivos que só tendem a crescer quando, ciência e dedicação trabalham juntos.


Galera na pista para realização do teste de 3 km - Junho 2016

Miguel, P. (2002) Controlo do Treino da Resistência – O Teste da Velocidade Aeróbia Máxima. O Atletismo em Rio Maior, 4, Mar/Abr., 12-17.

TUBINO, M. J. G. V. L. Metodologia científica do treinamento desportivo. São Paulo: Ibrasa, 1984.  



VENHA PARA O CLUBE 12 KM - 9938 1043 (Luciano Andrade CREF 14632-G/PR).











Nenhum comentário: