SEJA BEM VINDO

14 de julho de 2016

Melhore sua qualidade de vida com a corrida.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) qualidade de vida é um bem estar físico, psico e social, a soma desses três preceitos torna o indivíduo uma pessoa considerada com uma ótima qualidade de vida.
E a corrida como esporte individual seria benéfico realmente para a manutenção de uma qualidade de vida alta? No meu ponto de vista sim, pois cada um desses aspectos é fortalecido com a prática dela.
Conhecidos são os inúmeros benefícios físicos proporcionados pela sua prática relacionada aos aspectos fisiológicos, como redução de gordura corporal, melhora do sistema cardíaco, respiratório, adaptações de fortalecimento de ossos, ligamentos e tendões, purificação do sangue através do suor e maior ingestão de água pelos corredores beneficiando assim os rins, todos os sistemas do corpo criam adaptações para que o organismo do corredor se adapte e permita que o mesmo a pós anos de treinamento consiga correr mais e de forma mais econômica.
No aspecto psicológico a corrida fortalece a disciplina e capacidade de suportar esforços de média e alta intensidade criando no indivíduo uma maior motivação para o treino e para sua vida. Estudos comprovaram que o fluxo de sangue maior que passa pelo celebro propicia uma maior oxigenação desse tecido melhorando sua função, os impulsos elétricos se tornam mais rápidos melhorando a concentração e o aprendizado.

O aspecto social está relacionado à prática da corrida nos grupos de corrida, pois muitas vezes o corredor é visto por pessoas que não praticam como alguém isolado do mundo um maluco mesmo e esse crescimento da corrida a nível mundial propiciou que esses grupos de corredores se conheçam e por passarem as mesmas dificuldades e alegrias nos treinos e provas criou um novo grupo social muito unido que são os corredores.

Desta forma fica evidenciado que a corrida é um ótimo esporte para a qualidade de vida sua prática dentro dos parâmetros fisiológicos orientados é muito saudável e o oposto também é verdadeiro, treino em excesso provoca problemas físicos, e psicológicos principalmente cobranças excessivas de desempenho e afastamento social, aquele que deixa a família e amigos de lado para treinar de forma exagerada.

Pratique corrida com orientação de um profissional de Educação Física formado, pois em nosso meio existem muitos atuando sem qualificação colocando em risco a saúde de muitas pessoas, verifique a formação e a filiação ao (CREF) Conselho de Classe da profissão.

E faça da corrida sua ferramenta para uma vida mais feliz.





Um comentário:

Neusicleia disse...

Muiito Bom!! Eu mesma estou vivenciando a experiencia e estou me sentindo muitoo bem!!
Só tenho que agradecer ao professor e às companheiras de treino que são especiais!!!