SEJA BEM VINDO

6 de maio de 2016

O VALOR DO PERSONAL DE CORRIDA

Nos dias de hoje a prática de exercícios vem crescendo vertiginosamente e a boa orientação faz toda a diferença na obtenção de resultados expressivos, seja uma simples manutenção da saúde, perda de peso ou melhora de rendimento, o profissional de Educação Física competente deve estar sempre presente.
Avaliações periódicas são muito importante para melhores resultados.
Na área do treinamento desportivo é um consenso que todo treino tem que ter um objetivo, seja ganho de rendimento, queima de gordura, recuperação, etc, e a forma como o treinador aborda esses objetivos é muito importante para os resultados, o aluno deve ser capaz de transmitir ao treinador se está executando os exercícios passados de forma correta para que o mesmo tenha dados precisos para elaboração dos treinos.

O PERSONAL DE CORRIDA

Quando se pensa nesse tipo de treino imagina-se que o treinador fica ali do lado batendo um papo legal, fazendo dessa forma o aluno correr um pouco mais, porém o bom personal vai avaliando seu aluno a cada segundo do treino observando postura, técnica de corrida corrigindo possíveis erros e monitorando a frequência cardíaca bem como se o ritmo está dentro dos padrões estabelecidos para aquele treino.

Luciano Andrade e Kélia Coutinho
Exemplo prático: Atualmente estou com uma aluna a Kélia Coutinho que já corria a algum tempo porém seus resultados esperados de perda de peso e melhora de condicionamento estavam estagnados por diversos motivos, desta forma Kélia procurou orientação nutricional e a minha como personal .

Objetivos do treino: Promover atividades que acelerem o metabolismo de queima de gordura auxiliando na redução do peso e conforme essa perda vai aumentando realizar treinos mais intensos para melhora da capacidade aeróbica.

Métodos utilizados: Realizamos um teste de aptidão onde obtemos através de protocolo um dado muito importante para a elaboração do treino. O MVA (máxima velocidade aeróbica), ou seja, o ponto onde o uso de oxigênio no exercício é mais bem utilizado e a partir daí calculamos os 110% para se trabalhar a melhora do VO2 e os 70% para o maior uso de gordura potencializando dessa forma o emagrecimento.

Resultados: Obtemos como padrão inicial as velocidades de 9 minutos por quilometro para a maior queima de gordura e 5 minutos e 50 segundos para a melhora do condicionamento. Após quatro semanas repetimos o teste e os números nos mostraram um ganho expressivo de melhora, além da perda de peso associada a dieta de 2,5 kg nesse período os valores de queima de gordura baixaram para 8 minutos por quilometro e para ganho de rendimento para 5 minutos e 10 segundos. Ou seja, ela já obteve um aumento do VO2 reduziu seu peso em gordura e consegue correr em um ritmo muito mais econômico por mais tempo.

Desta forma cada treino é pensado e elaborado para que esses dois objetivos andem juntos e não haja excesso de treino que pode levar a lesões que atrapalhariam essa evolução e as cargas vão sendo aumentadas também conforme o protocolo utilizado, conhecimento do profissional e ciência sempre devem andar juntas.


Esses dados são de um trabalho que está apenas no começo, um mês e que ainda vai ter uma evolução muito grande, onde se pode chegar? Só as melhoras fisiológicas a dedicação ao treino orientado poderão nos responder, em breve colocarei dados  desse acompanhamento,


e fica aquela velha dica, treine com profissionais formados em Educação Física, sua saúde agradece.








Luciano Andrade Personal
F: (44) 9938 1043

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente!

Neusicleia disse...

Muiito bom!!