O esporte é uma grande ferramenta no desenvolvimento do ser
humano, porém o esporte tem suas fases de ser trabalhado como forma de
recreação e rendimento, para as crianças até uma faixa etária por volta de dez, onze anos
o esporte deve ser trabalhado de forma lúdica, procurando desenvolver as
habilidades inerentes a todo ser humano.Do ponto de vista de Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, mas
sim desenvolver-se integralmente. Caracterizando-se como uma das formas
mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo,
ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se
estabelecem durante toda sua vida. Todavia, através do brincar a criança pode
desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a
imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da
personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e
criatividade.
O trabalho em grupo deve ser estimulado sempre! |
Num mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e
informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam
espaço nas preferências infantis. Mesmo assim, jogos e brinquedos como a
peteca, a amarelinha, a ciranda, a pipa têm um valor cultural inestimável, e o
lugar dessas brincadeiras já está garantido no folclore.A
brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que
agregamos valores e virtudes à nossa vida.
Vygotsky (1998) acentua o papel ao ato de brincar na
constituição do pensamento infantil, pois é brincando, jogando, que a criança
revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de
aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas,
coisas e símbolos.
Atividades de coordenação e atenção. |
Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com
outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam
seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e
desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado
prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes
às brincadeiras.O adulto, ao permitir-se brincar com as crianças, sem
envergonhar-se disto, poderá ampliar, estruturar, modificar e incrementar as
experiências das crianças. Ao participar junto com as crianças, ambos aprendem
através da interação, constroem significados apropriando-se dos diversos bens
culturais.
Vivo e morto trabalhando a tenção e agilidade! |
Desta forma em nossas aulas para o Clubinho 12km tentamos
estabelecer esse contato do brincar no mundo das crianças, agregando atividades
de coordenação, agilidade, habilidades motoras e cognitivas e trabalhos em
grupo tendo como ferramenta o atletismo através de suas diversas manifestações.
Cabo de guerra, trabalho em grupo! |
Clubinho 12 km: Segundas e Quartas às 19:30 na Catedral de
Maringá!
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