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11 de janeiro de 2016

Crianças corredoras - Relação com o ato de brincar.

O esporte é uma grande ferramenta no desenvolvimento do ser humano, porém o esporte tem suas fases de ser trabalhado como forma de recreação e rendimento, para as crianças até uma faixa etária por volta de dez, onze anos o esporte deve ser trabalhado de forma lúdica, procurando desenvolver as habilidades inerentes a todo ser humano.Do ponto de vista de Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, mas sim desenvolver-se integralmente. Caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. Todavia, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
O trabalho em grupo deve ser estimulado sempre!
Num mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis. Mesmo assim, jogos e brinquedos como a peteca, a amarelinha, a ciranda, a pipa têm um valor cultural inestimável, e o lugar dessas brincadeiras já está garantido no folclore.A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida.
Vygotsky (1998) acentua o papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil, pois é brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos.
Atividades de coordenação e atenção.
Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras.O adulto, ao permitir-se brincar com as crianças, sem envergonhar-se disto, poderá ampliar, estruturar, modificar e incrementar as experiências das crianças. Ao participar junto com as crianças, ambos aprendem através da interação, constroem significados apropriando-se dos diversos bens culturais.
Vivo e morto trabalhando a tenção e agilidade!
Desta forma em nossas aulas para o Clubinho 12km tentamos estabelecer esse contato do brincar no mundo das crianças, agregando atividades de coordenação, agilidade, habilidades motoras e cognitivas e trabalhos em grupo tendo como ferramenta o atletismo através de suas diversas manifestações.

Cabo de guerra, trabalho em grupo!
Clubinho 12 km: Segundas e Quartas às 19:30 na Catedral de Maringá!

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